7.05.2012

A importância do peso

Foto pessoal
Quando a minha L. nasceu apercebi-me que o controlo do peso começa assim que se nasce. Sendo mais especifica, aos olhos da sociedade, um bebé realmente bonito é aquele que pesa 7kg aos 3 meses (não tirando a beleza aqueles que realmente os tem). Todos os outros que estão abaixo desta linha, são apenas fofinhos.
A minha pequenina nasceu com apenas 2570g e obviamente que ao 1º mês tinha o peso que muitos bebés têm ao nascer. Confesso que fiz muitas comparações e isso deixava-me imensamente triste. Achei que estava a falhar, que ela não mamava o suficiente.

Conheço muitas que só "aparecem" quando é para comentar o belo peso que o filho tem. Eu já não o faço para evitar pensamentos menos agradáveis por parte dessas pessoas. Não é saudável exigir que alguém, principalmente um bebé, tenha determinado peso para ser mais bonito. Aliás, este é um dos grandes problemas da nossa sociedade porém, nunca pensei que fosse a esta escala.

Neste momento pouco importância dou á balança e quero apenas que cresça saudavelmente.

13 comentários:

  1. Olha o meu com 6 meses era uma bola...não era mais lindo, era sim mais gordo, graças a Deus que foi só uma fase

    ResponderEliminar
  2. Não sei porquê que as pessoas acham sempre que se um bebé pesar mais é sinal de saúde e beleza, o que importa é que a tua bebé é saudável querida, não ligues a essas pessoas, elas têm é inveja!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Fazes bem em nao ligar a essa coisa do peso, desde que coma bem e seja saudavel é o que importa. A M quando era pequenina um dia numa consulta da pediatra ela disse-me: a sua bebé é gorda, ou seja, é gorda porque está acima do percentil das meninas. (imaginas a minha cara) passo a explicar a sua bébé nao é gorda ela é muito alta. Deduzi que naquele dia a pediatra tinha tido o seu momento de estupidez.
    Neste momento a M pesa 42K e tem 1,52 de Altura com 9 anos, é muito GORDA pois come de tudo que é bom e saudavel.

    beijinhos para ambas, sao lindas ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em França nem se fala em percentis, não se dá qualquer tipo de importância. A minha L. tem aumentado muito bem, o médico nunca de preocupou, eu é que faço uns pequenos filmes.
      Obrigada minha querida!

      Eliminar
  4. Sabes que infelizmente é verdade. Vejo por pessoas bem próximas de mim, quando não me alimentava muito bem na gravidez que me diziam, ah e tal os teus filhos vão nascer uns ratinhos, porque vão nascer magrinhos. Olha o filho de fulana e tal que nasceu com 2500kg... e eu pensava... mas não interessa que nasçam com saúde ??? Acredita que até ficava com medo só de pensar nisso ... quis o destino que os meus filhos não nascessem assim tão magritos e o Mainobo nasceu com 4150KG, mas porque o destino assim o ditou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fui daquelas gravidez que não engordou muito, comia normalmente. Como dizes, quis o destino que ela nascesse magrita mas com muita saúde. Na maternidade nem sequer me importei, só depois de começar a partilhar experiências é que me apercebi da importância do peso para certas pessoas.

      Eliminar
  5. Tem mesmo de ser controlado... há bebés mesmo gorduchos, valha-nos deus.

    ResponderEliminar
  6. Esta questão dos pesos tira qualquer pessoa do sério.
    Comigo começou quando estava grávida porque (felizmente) não engordei muito e então ouvia sempre comentários do género:
    "Ai meu Deusm tens que comer por dois, senão o teu bebé não vai crescer"...
    E agora que a minha princesa está cá fora estou CANSADA de tantos comentários que fazem sobre o seu peso e sobre aquilo que ela come ou deixa de comer.
    Ela felizmente é saudável e não dou importância nenhuma ao seu peso... Mas às vezes ficamos revoltados com tantos "comentários" que as pessoas teimam em fazer!
    PS: não sabia que moravas em França. Eu já morei aí muitos anos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, vim para o meio dos franceses eheh

      Eliminar
  7. uma grávida não tem que comer por 2! isso é tão tolo...
    e os bebés lindos, rechonchudinhos e assim são amorosos sim... mas se mantiverem aquelas gordurinhas durante a vida, vai ser muito mais prejudicial que engraçado!

    ResponderEliminar
  8. Como eu te compreendo :S O meu pequenino também não é nada gordinho e realmente sentimos um estigma em relação ao peso, principalmente em Portugal porque aqui na Holanda também não ligam nada ao percentil e desde que esteja saudável está tudo bem! Já em Portugal, os bebés têm de ser todos balofos para serem bonitos, se são magrinhos é porque o nosso leite não presta, ou está doente, é incrível!
    VIVA aos bebés elegantes e sãos que nem uns pêros!!!! eheheh ;)

    ResponderEliminar
  9. Como eu te compreendo :S O meu pequenino também não é nada gordinho e realmente sentimos um estigma em relação ao peso, principalmente em Portugal porque aqui na Holanda também não ligam nada ao percentil e desde que esteja saudável está tudo bem! Já em Portugal, os bebés têm de ser todos balofos para serem bonitos, se são magrinhos é porque o nosso leite não presta, ou está doente, é incrível!
    VIVA aos bebés elegantes e sãos que nem uns pêros!!!! eheheh ;)

    ResponderEliminar
  10. Confesso que não fazia a mínima ideia disto. Mas que é que isso interessa? Com 7kg ou 5kg o que interessa é ser saudável.

    ResponderEliminar

Obrigada pela partilha!