8.10.2012

Os picos da maternidade

A maternidade tem, como esperado, os seus momentos mais difíceis. No nosso caso, as noites têm sido o mais complicado de gerir. Há quase meio ano que não durmo uma noite inteira, excepto umas 3-5 vezes em que ela realmente só acordou de manhã.

No inicio, é mais fácil de suportar pois sabemos que é normal o bebé acordar constantemente para mamar. Por volta dos 4 meses, a maioria passa a dormir uma boas horas seguidas. Muitos outros, juntam-se a este grupo quando iniciam os sólidos.

A minha já passou os 4 meses e já iniciou os sólidos e, mesmo assim, as noites vão de mal a pior! Normalmente só bebe leite uma vez por noite porém, acorda imensas vezes sabe-se lá porquê. É quase meio ano de privação de sono que já me afectam  psicologicamente.




19 comentários:

  1. Ainda hoje acontecem coisas dessas por cá, mesmo com o mais velhinho, se bem que posso dizer que tirando ou o calor em excesso, ou estarem com os narizes entupidos vamos dormindo.
    Mas a privação do sono a mim deixa-me completamente doente.
    bjks

    ResponderEliminar
  2. Como eu te entendo. Eu não dormo uma noite inteira à 16 meses... E infelizmente não acorda apenas uma vez. Desejo que por aí as coisas comecem a correr melhor bem mais cedo. Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero bem que sim, que durma melhor em breve porque senão fico maluca!

      Eliminar
  3. Com o meu resultou muito bem passá-lo para o quarto dele e deixar de lhe dar leite a meio da noite (dou apenas um biberão às 23h, depois da banhoca). Há miúdos que gostam mais de dormir do que outros. Muita paciência, é o que é preciso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela foi mudada para o seu quarto precisamente por isso e porque acordava com qualquer barulho. Mesmo assim não foi suficiente, já tivemos noites melhores mas nunca completas.

      Eliminar
  4. Como te compreendo! Muito complicado!

    ResponderEliminar
  5. Depende de criança para criança, como em tudo, cada uma tem o seu ritmo! A minha Maibelha não dormiu uma única noite até aos 9 meses (é verídico), só dormia de dia, tinha os sonos trocados diziam, foi dos maiores pesadelos que passamos! O meu Mainobo dormia a noite toda mas acordava 2 a 3 vezes para comer e adormecia outra vez. Concordo quando dizes que não dormir é mesmo complicado. A privação do sono afecta psicologicamente qualquer um!

    ResponderEliminar
  6. eu não quero, de maneira nenhuma, desesperar, mas conheço uma menina que só deu uma noite sossegada aos pais, aos 3 anos, quando foi dormir para a cama da irmã mais velha (eu!)...

    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Não desesperes... Há de chegar o dia em que vão dormir, dormir, dormir, dormir...

    ResponderEliminar
  8. Acredito que seja muito desgastante mesmo. Os meus pais sofreram isso comigo até aos meus dois anos e a minha mãe diz muitas vezes que nunca pôs em causa o seu amor por mim, mas muitas vezes só lhe apetecia mandar-lhe sabe-se lá por onde. Ainda por cima eu já falava e ainda mais complicado era de me convencer a dormir. :(

    ResponderEliminar
  9. Por aqui já lá vão 18 meses de noites mal dormidas.
    Mas como me disse alguém quando nasceu a minha filha, por volta dos 18 anos já todos deixaram as fraldas, e a maioria já dorme a noite toda na sua cama.
    Boa sorte!
    Joana come a papa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que o que eu digo agora, que ela só vai dormir bem quando tiver 18 anos!
      Deus Queira que sim, que com essa idade não precise de mim, é sinal de saúde!

      Eliminar
  10. Ela vai acabar por dormir a noite toda. Mas experimentar procurar outras mamãs que tenham blog e pode ser que tenham alguma dica para te dar :D

    ResponderEliminar
  11. O meu filho vai fazer 4 anos em Setembro, só ao 3 anos é que começou de dormir a noite inteira, até lá acordava imensas vezes e nunca se percebeu porquê. A minha filha fez agora 1 ano, dorme um pouco melhor do que o irmão dormia mas mesmo assim é raro haver uma noite se possa dormir pelo menos umas 6/7 horas seguidas. É claro que a privação do sono nos começa a afectar psicologicamente mas penso que depois o nosso organismo acaba por se habituar e ajustar a essa situação, pelo menos foi o q me aconteceu. No meu caso qdo me sinto mais cansada recorro a umas vitaminas.

    ResponderEliminar
  12. Sivaaaana!
    So agora vi este teu post (desculpa, às vezes sou mm atrasadinha!!),e vou dizer-te como se passou comigo (não posso dar conselhos, mas partilho contigo a minha experiência):
    o Théo tem agora 7 meses, e durante os 6 primeiros foi "infernal": mamava de 2 em 2 horas (!!!!), de dia e de noite! Sair para algum lado era um pesadelo, pois não me apetecia amamenta-lo em sitios como centros comercias ou outros, e então saia muito pouco e sempre a contar os minutos! Vestir um vestido ou uma camisola justa tb era impossivel: não é facil levantar a ponta do vestido ou mm da camisola assim em publico e "sacar da maminha".... e o pior é que não aceitava biberon nenhum!!! Para ajudar à festa, a historia era a mesma de noite: là ia eu em modo "zombie", aos trampolhões para não acender muitas luzes, e amamentar o "piolho" que não me dava descanso!! Acredita que também jà estava a ficar louca: eu todos os dias pensava "desta é que dou mesmo em doida!", ou coisas como "mas que mal fiz eu??? porque é que os filhos dos outros dormem e o meu não???"......
    Nunca tive resposta a estas e muitas outras perguntas que fervilhavam na minha cabeça... foi desesperante, e um dia li algo que levei muito a sério, e em 3/4 dias estava a funcionar:
    "Deixe de amamentar o seu bébé de noite. A partir dos 4 meses, o cérebro dos bébés està suficientement desenvolvido para lhes permitir de estar de 9 a 12 horas sem comer (!!!!!). Quando ele chorar, não se precipite para a cama dele. às vezes são apenas agitações, e ele acaba por adormecer sozinho. Se ele não se acalmar, và então ter com ele, acalme-o à sua maneira (fale baixinho, aconchegue-o, mime-o, e pegue-lhe apenas em ultimo caso). Depois deixe-o, ele deve aprender a adormecer sozinho. Se ele voltar a acordar, và espaçando o tempo que demora a ir vê-lo: primeiro faça-o esperar 5 minutos, depois 10, depois 30, e verà que ele acaba por adormecer sozinho. Cada vez que o deixar, diga as mesmas palavras, e saia do quarto sem se voltar para tras. Se ele sentir a minima exitação, vai voltar a chorar, para fazê-la voltar para tras! Decida juntamente com o seu companheiro a técnica a utilizar, pois serão certamente 2 a 3 semanas bastante dificeis para os dois. Deixar chorar um bébé de noite é dificil para os pais, mas é a melhor maneira de lhe ensinar a adormecer sozinho." etc, etc, etc.....
    Para mim foi tão importante, que falei com o meu marido e ele ajudou-me bastante! Cada vez que eu ia desistir, ele não me deixava, ajudou-me a ser forte e a deixa-lo chorar. Foi dificil. Muito. Mas ao 2o dia jà não comia de noite, e ao 4o jà so choramingava uma vez às 4 da manhã, mas adormecia sozinho, 5 minutos depois!
    Para mim foi uma benção, o sono é realmente precioso, e a partir desse momento, em que o Théo passou a dormir melhor, também durante o dia andava mais bem disposto! :)
    Foi um 2-em-1 milagroso para mim! :)
    Espero ter ajudado, se quiseres envio-te os textos que li, podem ajudar-te também. Estão é em francês, sorry... :)
    Beijinhos, e boa sorte!!! :)

    PS - desculpa o "testamento", mas entusiasmei-me por me ter identificado (até hà um mês atras) com o teu post...

    ResponderEliminar
  13. Silvana,
    Como sou muito "cabeça no ar", nem pensei que também estàs em França. Por isso imagino que o facto de os textos estarem em francês não tem a minima importância.
    Envio-te então os que mais me ajudaram a tomar certas decisões, e principalmente a encontrar as minhas noites de sono inteiras:
    http://www.pampers.fr/le-rituel-d-endormissement-de-bebe
    http://www.pampers.fr/comment-gerer-les-interruptions-de-sommeil
    http://www.pampers.fr/la-reeducation-du-sommeil
    http://www.pampers.fr/instaurer-un-bon-rituel-du-coucher
    São todos do site da "Pampers", e encontras por là muitos mais, sobre este e outros temas interessantes.
    Espero ter ajudado! :)
    Beijinhos, e boa noite*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu testemunho, Mia!
      Vou ter em tudo em atenção caso volte a precisar. É que a menina daqui quando fez 6 meses passou a dormir a noite toda, chegando a fazer 12h seguidas! Por vezes acorda para a chucha mas volta logo a dormir. Normalmente havia 1 biberão por noite e mesmo isso acabou. Ainda não falei sobre as mudanças aqui no blog pois é muito recente e não me admiraria caso ela voltasse ao mesmo. Esta nite, por exemplo, acordou imensas vezes mas penso que algo a chateava.
      Vou ler tudo o que me deixaste. Obrigada mais uma vez!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. So agora quando publicaste o post é que vi que exagerei mesmo na escrita... desculpa, estava embalada! :)
      Parabéns então pelas recentes noites bem dormidas... sabe tão bem, não sabe??.. :)
      Beijinhos grandes, e tenham um bom dia! Vamos là aproveitar este solzinho francês que ainda resite, pois ele jà não deve durar muito mais!! ;)

      Eliminar
    3. Não tens que pedir desculpa, eu agradeço e muito a ajuda!
      É tudo muito incerto, não sabemos se as boas noites vão durar xD
      Bom dia para vocês!

      Eliminar

Obrigada pela partilha!