8.07.2012

O peso de não ter

Google Images
Nunca usei capa e batina. Não o fiz porque não quis.

Altura de exames, muito estudo e notas finais. Passei por tudo isso juntamente com muitos outros jovens que concluíram 12 anos de escola. Após isso, o objectivo era entrar no mundo do trabalho. Se este era o meu grande objectivo? Não, não era porém, na altura,  não achei justo concretizar um desejo com o dinheiro e suor de outras pessoas. Sei que o teriam feito com muito gosto mas não considerei correcto.

Pouco me importa ter um curso superior e não poder praticar a profissão para a qual tanto estudei (infelizmente acontece com muito boa gente). Pouco me importa ter um curso superior e ficar em casa à espera que apareça o tão desejado emprego. Seria o mais justo, obviamente, mas quem disse que a vida é justa? As contas vão aparecendo e nenhum papel passado pela faculdade consegue pagá-las.

Por vezes sinto-me vazia. Vazia porque sei que, algumas das minhas paixões, jamais serão concretizadas sem a malvada licenciatura (no mínimo). Talvez um dia, talvez ...

9 comentários:

  1. Nunca é tarde demais para essas coisas. Se te fizer mais feliz, acho que deves lutar por isso!

    ResponderEliminar
  2. Compreendo o teu post e como ele já diversas opiniões me passaram nos ouvidos.
    De mim falo:
    - Quis ir para a faculdade - fui trabalhar para a pagar
    - Quis seguir jornalismo - média alta, segui Marketing (e hoje digo que ainda bem!!)
    - Quis trabalhar na área - enquanto não arranjava, trabalhava no que aparecesse para ir continuando o ritmo
    - Quis ter sucesso na carreira profissional - só agora (26 anos) é que tou a dar as primeiras passadas...

    Não podem encarar o não ir para a faculdade porque a licenciatura não paga contas... o saber não ocupa lugar, custa trabalhar e estudar? Horrores... principalmente porque já trabalhava antes e então já vinha cansada de trás lol... mas é uma questão de prioridades.
    Não tem a ver se tens curso ou não, tem a ver com o que escolheste para fazer com a tua vida... O importante é sermos felizes diariamente com a família.
    Sem curso, com curso...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão mas como dizes, foi a tua opção.
      Já na altura em que acabei a escola, estive imenso tempo sem trabalho e aí? Como pagar a faculdade sem dinheiro? Teria mesmo que recorrer a quem não queria.

      Eliminar
  3. Não penses assim... Nunca é tarde demais para voltar a estudar se achas que isso te vai ajudar a realizar algum sonho! Contudo e dada a realidade de hoje em dia ( falo-te como licenciada que sou e que não trabalho na minha área), acho que fizeste a opção certa, agarraste a vida e foste em frente !! Se o contexto for este e os meus filhos me disserem que querem seguir caminhos práticos, profissionais de imediato eu não vou influenciar para que se encubram 4 ou 5 anos numa Universidade....

    ResponderEliminar
  4. NAo desanimes, eu tenho um curso de ed fisica e desporto e o meu trabalho actual nada tem a ver com os meus estudos, as vezes sinto-me vazia, mas ha coisas mais importantes na vida que um canudo. Eu nunca fiquei á espera de ter aquele emprego de sonho, sempre fui á luta e tu és igual uma lutadora nata... e quem sabe mais tarde realizas esse teu sonho. beijinho e boa semana linda

    ResponderEliminar
  5. não desanimes já!
    não tiveste oportunidade no momento! mas podes ainda vir a ter!

    além disso, nos dias que correm, não é o diploma que safa alguém! e tens uma família tua e lutas por ela, coisa que outros não têm!
    vê o lado positivo.

    ResponderEliminar
  6. Também nunca liguei às tradições académicas, a minha meta era estudar e sustentar-me.

    ResponderEliminar
  7. Nunca é tarde para estudar. O meu tio licenciou-se em arquitectura aos 50 anos.

    ResponderEliminar
  8. Ter licenciatura não é sinónimo de nada nos tempos que correm. Em alguns casos ajuda, noutros nem tanto. No meu caso por exemplo, acho que foi essencial para voltar ao mercado de trabalho, principalmente na minha área.
    Mas nunca desistas dessa vontade. Hoje em dia é muito mais fácil entrar na faculdade "mais tarde" e mesmo com família, nada é impossível, apenas te dará mais trabalho :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela partilha!