8.20.2012

Força de vontade


Certas pessoas têm a tendência de desculparem as suas más escolhas usando o nome dos outros.

Recentemente, uma jovem da família decidiu sair do país e procurar uma vida melhor no estrangeiro. Apoiei-a desde o inicio mas, conhecendo as dificuldades, informei-a do quão difícil é, principalmente no inicio.

Ela, com ajuda de conhecidos, decidiu arriscar. Cerca de 3 meses depois, voltou para Portugal.

Se lhe falarem em mim, ela dirá que eu consegui aguentar mais tempo porque tinha o meu (na altura) namorado comigo. Obviamente ter alguém connosco é sempre uma ajuda mas não foi ele que passou pelas minhas dificuldades, não foi ele que sentiu o meu desespero, as minhas saudades, os meus medos.

No fundo, aproveitou-se das ajudas dos outros para passar uma belas férias!

Força de vontade, minha querida, é o que te falta!

5 comentários:

  1. Falar em nome dos outros é facil quando não sabemos o que é estar na pele da pessoa arranjar desculpas para quando as coisas não correm muito bem é bom temos de assumir quando somos ou não capazes mas nem toda a gente tem capacidade para isso,bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Que coisa feia de se dizer e fazer. Férias lá fora e com a ajuda dos outros. Mas deixa lá que também deve ser inveja de não ter conseguido o que tu conseguiste.

    ResponderEliminar
  3. Grande mágoa, Silvana! Deixa lá...tenho uma amiga assim...sem força de vontade para alcançar as coisas mais simples...e quando eu insisto ou tento desafiar sou chutada!

    ResponderEliminar
  4. Verdade! É mais fácil olhar para o umbigo dos outros do que para o nosso, é mais fácil criticar os outros do que admitir as nossas falhas. A verdade é que há pessoas que preferem optar pelo facilitismo. Mas, não querendo desejar mal a ninguém, tenho para mim que essas pessoas nunca serão totalmente felizes.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  5. Não sei os contornos da história, não sei se ela já teria um plano traçado ou não... O que é um facto (pelo menos para mim) é que por mais arrojados que sejamos e por mais força de vontade que se tenha, nem toda a gente consegue vingar ao abandonar o seu país, a sua cidade, os seus amigos e família. Tendo alguém connosco torna tudo mais fácil de suportar (como costumo dizer "a dividir por dois custa menos").
    Eu sai de Lisboa para tentar a minha sorte no Porto. 300km apenas me separaram dos meus pais e irmã com quem tinha vivido durante 22 anos. Vim atrás de um grande amor que se revelou uma grande desilusão. Sim, é certo que tinha tios e primos no Porto mas cedo quis ganhar a minha independência. O inicio foi difícil mas não foi a força de vontade que me fez continuar por cá: foi o orgulho. Voltar para casa seria admitir que tinha errado na 1ª grande escolha que tinha feito.
    Cheguei em Março mas foi em Julho que conheci a verdadeira razão de me manter de pedra e cal na Invicta: comecei a namorar com o meu marido. O que é um facto é que as saudades não passam, amadurecem. E deixamos de ter saudades da comida de pai e mãe e passamos a ter saudades de partilhar com eles "in loco" as nossas vitórias e as nossas desgraças. Por isso posso dizer que nessa altura foi realmente uma benção ter alguém como ele ao meu lado para me apoiar e dar força nos tempos mais difíceis. Sem ele eu teria regressado a Lisboa. Se algum dia (que o diabo seja cego, surdo e mudo) as coisas deixarem de fazer sentido entre nós (o que estou certa que não acontecerá!!)é, certamente, para lá que voltarei.
    Por isso digo: não sei as motivações da ida mas acredito nas da volta. Eu, provavelmente, teria feito o mesmo.

    ResponderEliminar

Obrigada pela partilha!