7.10.2012

Tarefas domésticas

Faz-me uma certa confusão quando rapazes e raparigas com mais de 14 anos não fazem qualquer tipo de tarefas domésticas. Com essa idade são muito bem capazes de partilharem com os pais as obrigações que o dia-a-dia acarreta. Alias, existem tarefas que podem ser feitas muito antes dessa altura.

Desde de cedo me ensinaram a arrumar uma casa, foi a primeira grande tarefa doméstica. Aos poucos, de acordo com a idade, fui aprendendo mais e mais até ficar conhecedora de tudo o que é necessário. Não havia fugas, todas as semanas eu tinha o meu ritual, metade para mim, metade para a minha mãe.

Aprendi a cozinhar, a passar a ferro, a lavar e estender roupa, a limpar a casa. Actualmente, muito agradeço por assim ter sido. Nada disto me tirou as horas de brincadeira, de passeio, de descanso e muito menos de sono. Cresci saudavelmente e lembro-me de ficar orgulhosa de mim mesma perante outras raparigas que diziam nem um ovo saber fritar.

Tenha eu capacidade para educar a minha filha da mesma forma.

8 comentários:

  1. Eu faço questão de quando os meus filhos forem maiorzitos começar por terem a obrigação de fazerem a cama limpar o pó do quarto começar devagar para depois aprenderem a fazerem de tudo é bom saber de tudo um pouco e nós somos mães mas também precisamos de ajuda :)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. E vais ter, quando assim estamos habituadas é mais fácil de ensinar os outros, começamos pelas coisas básicas como arrumar os sapatos, meter a roupa para lavar, levantar o prato...por ai :)

    ResponderEliminar
  3. Tem piada, comigo era igual: metade para mim metade para a minha mãe.
    E ainda bem que fui educada desta forma, certamente também saberás passar os mesmos valores para o teu baby ;)

    ResponderEliminar
  4. Pois eu que também cresci a ter de ajudar (Se bem que eu nasci com a mania que queria fazer tudo)e ver a juventude de agora agarrada a um computador o dia inteiro e não sabem o que é sequer estrelar um ovo...faz-me muita confusão!

    ResponderEliminar
  5. Também me faz uma certa confusão. Eu também aprendi de tudo. O meu namorado também teve essa educação, ajudar a mãe, sabe fazer tudo em casa mas, por exemplo, o irmão mais novo já não sabe, arruma o quarto dele e tem que ser quando está de castigo.

    ResponderEliminar
  6. muito mal habituados
    kis :=)

    ResponderEliminar
  7. vives em frança?? desejosa de voltar a portugal? felicidades minha doce menina-mulher-mãe
    kis :=)

    ResponderEliminar
  8. Eu também começei a fazer as tarefas domésticas em miúda, aprendi a cozinhar aos 13, e o meu marido também! Conheço raparigas com vinte e tal anos que nem sabem estrelar um ovo, como tu dizes!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Obrigada pela partilha!