7.19.2012

O luxo e os valores


Weheartit.com
Pensando nos dias que correm, é completamente normal que a grande maioria das pessoas deseje ter mais dinheiro para usufruir de certas coisas que sem ele não conseguiriam. Uma delas seria ter uma empregada doméstica. Quem nunca pensou chegar a casa e ver tudo arrumado, roupa lavada e passada e o jantar feito? A verdade é que este tipo de luxos (para mim é um luxo) nem sempre passam os melhores valores, principalmente ás crianças.

Certo dia, no meu emprego, umas das senhoras (que eu sei que tem empregada) levou o filho. A criança, talvez entre os 7-9 anos, ao ver que tipo de trabalho eu fazia, deita ao chão a embalagem de algo que estava a comer. Olhou para mim e ficou à espera que eu fosse apanhar. Como é óbvio, ignorei o que ele fez. Logo depois apanhou a embalagem.

Apesar de ser uma criança, fiquei um pouco chocada e até mesmo ofendida. Provavelmente está habituado a que alguém limpe todo o lixo que ele faz. Se assim for, tenho pena do futuro que lhe espera. É de pequeno que se deve ensinar o significado de respeito, independentemente da conta bancária.

Adenda: Para não haver confusões, refiro-me apenas a estes casos em concreto. Obviamente que dinheiro e ter uma empregada não significa falta de respeito ou de valores.

11 comentários:

  1. Neste caso não concordo muito: o facto de ter empregada não quer dizer que se deixe de ensinar as crianças alguns valores importantes. Eu não tenho neste momento, mas já tive. No entanto, ela não ia todos os dias e não estava lá o dia todo. Creio que é apenas um auxilio para nos tirar algum peso das costas.
    Lembro-me de na altura o meu enteado ser mais pequeno e dizer coisas do género "A X não fez não sei o quê" ou "a X que faça" e eu corrigia sempre dizendo que ela não era nossa criada mas sim uma pessoa que nos estava a ajudar.

    ResponderEliminar
  2. Isso não tem nada que ver com o dinheiro, mas sim com os valores! Eu tive sempre (até aos 18 anos) empregada durante o dia em casa dos meus pais e sempre fui educada a respeitá-la e os meus pais sempre nos diziam que ela não era nossa empregada! Tivemos 2 e uma foi como uma segunda mãe para nós e a outra como uma avó, pessoas muito especiais por quem tenho grande carinho... Acho que aqui o fundamental foram sempre os valores que os meus pais nos passaram!

    ResponderEliminar
  3. O que eu me refiro são os valores passados pelo pais, atenção. Claro que riqueza não significa falta de valores. Falo apenas das familias que precisam de uma empregada para tudo e não ensinam aos filhos que o seu papel é ajudar e não ser uma escrava.

    ResponderEliminar
  4. O facto de terem empregada ou não, não significa que as pessoas e principalmente os miúdos sejam mal educados e façam dos outros seus escravos. Fizeste muito bem não ter apanhado, era o que seria!!!

    ResponderEliminar
  5. o pior é a falta de respeito que algumas famílias cultivam nas crianças!

    ResponderEliminar
  6. A mãe viu o que ele fez? E partindo do princípio que sim, mais que a titutde do miudo, seria a da mãe por não dizer nada.
    Nunca tive empregada, mas tanto eu como a minha mãe já fomos. A verdade é que depende das pessoas, dos valores que têm e daqueles que transmitem.
    Ainda hoje a minha mãe se depara com isso. Nunca esqueço uma senhora muito querida, criada com uma ama particular que a ficou com ela até à velhice, que lhe criou os filhos, e que me disse: "graças a Deus que ela (a ama), me enisnou a fazer uma cama, comida e tratar de uma casa, senão agora estava feita." É que, após muitos anos de criados/empregados viu-se sozinha a fazer tudo e agradeceu a educação que teve.
    Respeito nãos e compra com dinheiro ao contrário do que muitos pensam.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente não sei se ela viu. A verdade é que é uma senhora simpática e educada e por isso fiquei admirada com tal acto. Contudo, por vezes os filhos nem sempre seguem a educação dos pais.

      Eliminar
  7. Eu nunca tive empregada mas tirando essa parte, e sendo que não sei como vai ser num futuro próximo, o que me choca não é isso, é dar má formação a essas crianças. NO fundo são crianças que vivem na sombra do dinheiro dos pais, rodeados de brinquedos e tecnologia e que não dão valor a nada, pois os pais também não lhes dão nem educação nem carinho...

    Se visse um filho meu a fazer tal coisa dava-lhe um valente ralhete! :\ fizeste muito bem em não apanhar.

    ResponderEliminar
  8. Os meus pais sempre tiveram empregada, mas eu ajudava-a desde muito cedo..
    Hoje não tenho, mas quando tiver internada vem aqui uma Sra ajudar-me e ajudar o pai da casa.. pois é o que elas fazem, ajudam-nos a ter um dia mais descansado..

    Quando ando a limpar a casa, a minha filha ajuda-me sempre, o que eu gosto, pois sei que ela é assim aqui e em qualquer lado (até na escola já me disseram que ela vai buscar papel para limpar a mesa qdo acaba de pintar com os pincéis).

    Infelizmente nem todos têm o mesmo respeito pelos outros.. e esse menino é a prova.

    ResponderEliminar
  9. Que falta de respeito. Eu ficava imensamente magoada se me fizessem isso.
    E sim as crianças devem ser ensinadas que devem valorizar e respeitar o trabalho de todas as pessoas, sejam elas pobres ou ricas. Beijinho e bom trabalho e Obg pelas tuas palavras linda :)

    ResponderEliminar
  10. Silvana, não tem a ver com empregada ou não, tem a ver com educação! Conheço pessoas com empregadas internas que os miúdos são mais organizados e arrumam mais as coisas deles em casa que os meus! A empregada está lá para nos ajudar nas tarefas, assim como a Bimby, vá, levando a coisa ao extremo, ninguém fica mais mal educado por ter uma Bimby.... é a questão da educação. A mãezinha do menino é que está a precisar de umas boas colheradas de pau isso sim !

    ResponderEliminar

Obrigada pela partilha!